sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Contribuição à atividade de Monitoria Acadêmica

A atividade de monitoria acadêmica no âmbito dos cursos superiores, notadamente na graduação, tem despertado o interesse das instituições de ensino no país, inclusive a UNICAP. Diversos fatores, entretanto, como a burocratização de processo seletivo, desinformação de docentes e discentes, dificuldades de trabalho em equipe, dentre outros, retardam ou mesmo anulam a prática da atividade de monitoria acadêmica.
Democratizar o processo da atividade docente através da discussão e do debate junto aos alunos pode ser a alternativa para a construção de um ensino superior mais dinâmico e criativo, mais sintonizado com a era da revolução tecnológica. Manter o professor no pedestal de uma suposta sapiência sem partilhar e sem debater criticamente os saberes nessa era de comunicação instantânea afigura-se extemporâneo e pouco produtivo.
Defensor fervoroso do trabalho docente auxiliado por monitoria, com fundamento em experiência pessoal superior a três décadas de sala de aula, das quais mais de duas na UNICAP, adoto por consigna as palavras do saudoso pastor de almas, arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara: “Ninguém sabe tanto que não tenha o que aprender; ninguém sabe tão pouco que não tenha o que ensinar”.
Dizer que o jovem monitor não tem contribuição afigura-se profundo equívoco e revela fragilidade intelectual por trás da couraça de soberba.
Uma perspectiva intelectual ética espelhada em Platão deve democratizar conhecimentos, sair da caverna, partilhar experiências, ensinar e aprender com os jovens. Desempenhar o difícil ofício de mestre com dignidade e compromisso não se resume a transferir técnicas e conhecimentos, mas contribuir para transformar o mundo do ter no mundo do ser, em construir um mundo mais solidário e justo - numa perspectiva crítica ao individualismo, ao hedonismo, ao consumismo e à degradação ambiental, mazelas contagiosas do capitalismo predador dos dias atuais. (Natanael Sarmento)

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